Downloads

terça-feira, 14 de maio de 2013

FMEA (Failure Model and Effect Analisys

Traduzindo, significa "Análise de Tipos e Efeitos de Falhas".

É uma ferramenta usada por muitas empresas que pretendem atender os requisitos exigidos pelos seus clientes, mas é válido lembrar que se trata de uma ferrament cujo principal objetivo e entender as falhas que ocorrem na fabricação de um produto (em casos administrativos também) e conter falhas que ocorram e que, principalmente, ocorrerão.

Seu início data de 1949 no setor militar americano para estudar falhas em equipamentos militares. Posteriormente a NASA passou a usar os princípios. Em seguida a FORD também usou para fabricar veículos com maior segurança e atualmente é usado em todo mundo nos mais diversos setores.

O FMEA pode ser usado para a fabricação de produtos novos ou já existentes, sendo mais aplicado em produtos novos. O processo ou produto deve ser analisado por uma equipe de FMEA composta, de preferência, por colaboradores com especializações diversificadas para melhor entendimento das causas em potencial de falhas.

Uma falha numa indústria pode acarretar grandes prejuízos. Além disso a soma de pequenos prejuízos também é preocupante, por isso o FMEA, se bem aplicado, pode impedir despezas desnecessárias por parte da empresa como um "RECAL" ou afastar clientes que, mesmo sendo ressarcidos, ficarão desconfiados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário