segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

ISO


International Organization for Standadization

O que é a ISO?
É a sigla para Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization).
Possui sede em Genebra (Suíça) e que cuida da normalização (ou normatização) em nível mundial. A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas (existem normas por exemplo, para classificação de hoteis, café, usinas nucleares, etc). A ISO ficou popularizada pela séria 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas.

O que é a série ISO 9000?
Em 1987 a ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios para a implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. A primeira versão criou uma estrutura de 3 normas sujeitas à certificação, a ISO 9001, 9002 E 9003. Além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma mais adequada ao tipo de organização. Com 3 anos de atraso, a ABNT emitiu a primeira versão (Tradução) da série no Brasil. A mesma foi "batizada" com o nome de série NBR 19000. em 1994 a série foi revisada, porém sem grandes modificações, apenas com uma pequena ampliação e alguns esclarecimentos em seus requisitos, mantendo a mesma estrutura, ou seja, três normas sujeitas à certificação; Em paralelo, agora não mais com os três anos de atraso, a ABNT revisou as normas brasileiras, adotando o nome de Série NBR ISO 9000, alinhando-se com o resto do mundo que já adotava nomenclatura similar para suas versões nacionais (exemplo: na Alemanha DIN ISO 9000). Em dezembro de 2000 a série foi totalmente refisada, além das alterações em sua estrutura, agora temos apenas uma norma sujeita a certificação, a ISO 9001, a norma trouxe o enfoque de gerenciamento de processos. Em novembro de 2008 a norma foi novamente revisada.

Todas as empresas precisam ter ISO?
Ter uma certificado ISO significa que uma empresa tem um Sistema gerencial voltado para a qualidade e que atende aos requisitos de uma norma internacional. Não há obrigatoriedade para se ter a ISO 9000. As normas foram criadas para que as empresas as adotem de forma vluntária. O que acontece é que muitas empresas passaram a exigir de seus fornecedores a implantação da ISO, como firma de reduzir seus custos de inspeção (teoricamente se o seu fornecedor tem um bom sistema de controle de qualidade, você não precisa ficar inspecionando os produtos adquiridos). Este fato, no incício aconteceu, principalmente com as estatais (Petrobrás, Eletrobrás, Telebrás, etc). E acabou se estendendo às grandes empresas. Hoje, qualquer empresa que fornece a uma outra grande empresa, é solicitada a ter a ISO 9000. Outros grandes segmentos de mercado, qu não fornecem diretamente às empresas, também adotam a ISO como forma de marketing, ou seja, ter um sistema com reconhecimento por uma entidade independente é um grande elemento de marketing. Outras implantam a ISO porque enxergam uma grande possibilidade de reduzir seus custos internos (esse é o grande objetivo).

Um comentário:

  1. Muito bom o seu blog... mas eu queria saber se vc tem algo falando sobre metrologia envolvida em um estampo?

    ResponderExcluir