Downloads

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O Paquímetro



O paquímetro é um instrumento de medição que usa o princípio do "nônio" e "Vernier".
É usado para realizar medições externas, internas e de profundidades.
O termo "Nônio" é devido ao matemático português Pedro Nunes da Universidade de Coimbra que viveu de 1492 a 1577.
Já o termo "Vernier" vem do geômetra Pierre Vernier (1580 a 1637)
Normalmente o aço é o material que compõe os paquímetros.e aço inoxidável para os paquímetros de melhor qualidade.
Os aços são temperados e estabilizados para adquirirem a configuração adequada de dureza, indeformabilidade devido ao tempo de uso.



Partes integrantes:
Um paquímetro é constituído pelas seguintes partes:
Face de medição externa, interna e de ressaltos
Orelhas, cursor e impulsor
Parafuso de fixação
Nônio ou Vernier (Régua).
Bico fixo e bico móvel
Régua principal (escala) e Vareta de profundidade

Escala principal e escala de Vernier
Resumidamente há duas partes principais no paquímetro: A régua (parte maior contento a escala) e o cursor.
Diferentemente de uma régua comum, o paquímetro apresenta além da régua principal (escala) um cursor onde há a escala secundária denominada Nônio ou Vernier.
Há dois tipos de unidades: Milímetros e polegadas.

Iniciando a leitura da medida:
O primeiro passo para identificar uma medida após a medição é ler do zero da escala principal para o zero do nônio e em seguida verificar qual traço do nônio coincide com um traço da escala principal.
Na unidade milimétrica conta-se a quantidade de traços do zero da escala principal para o zero da escala de Vernier. Adicione ao número de traços a quantidade de zeros de acordo com a resolução do paquímetro.
Uma dica é observar o encontro do traço zero do nônio indica que o traço 10 também coincide com um traço da escala principal.
Quando o traço do zero do nônio não coincide com nenhum traço da escala principal, ou seja, fica entre dois traços, o procedimento é contar os traços entre o zero da escala principal ao traço que fica à esquerda do zero do nônio. Para determinar a parte decimal veja qual traço do zero do nônio coincide com um traço da escala principal.

Número de Zeros para adição na parte decimal.
1mm/10 = 0,1 mm - Soma-se 1 zero
1mm/20 = 0,05 mm - Soma-se 2 zeros
1mm/50 = 0,02 mm - Soma-se 2 zeros

Correta medição:
Nas medições de diâmetros internos é necessário verificar se as orelhas do paquímetro estão alinhadas corretamente com o furo e que estejam no centro do diâmetro.
Nas medições de diâmetro externo também é necessária a correto alinhamento e esquadrejamento do paquímetro na superfície externa.
Quanto à medição de profundidades, a vareta de profundidade deve estar paralela ao sentido longitudinal da altura a ser medida.
As faces de medição interna e externa devem abranger o máximo possível da superfície usinada para haver uma medida mais exata e uniforme. Pode-se usar as pontas das orelhas apenas para verificar despontamentos.

Conservação e Manipulação Correta:
·       Diariamente verificar a integridade do paquímetro da seguinte forma:
·       Verificar se o movimento do cursor é suave por toda a extensão da régua principal
·       Evitar choquer, arranhões e oxidações.
·       Limpar o paquímetro periodicamente evitando depósito de sujeira que venha a obstruir o movimento do cursor.
·       Não medir sobre rebarbas. As rebarbas danificam as faces de medição e as desgastam mais rapidamente. Além disso altera a medida real da peça.
·       Usar o paquímetro apenas para medir. Outros usos como traçar riscos, retirar cavacos entre outros podem danificar o mesmo.
·       Colocar o paquímetro em um local livre de contatos com objetos, principalmente abrasivos como limas e lizas e também longe de locais passíveis de quedas. Isso vale para todos os equipamentos de medição que exigem o mesmo tratamento.
·       A leitura da medida deve ser feita frontalmente evitando o "Desvio de Paralaxe", ou seja, o desalinhamento dos traços vistos em diagonal.
·       Medir mais próximo possível da régua principal para evitar a inclinação do cursor durante a leitura.
·       Levar o paquímetro à peça para medir e não ao contrário.
·       Nunca deixe o paquímetro com o parafuso de fixação fixo.

Tipos de paquímetros
Há uma gama de paquímetros disponíveis para as mais variadas necessidades. Dentre todos o que mais se destaca é o paquímetro quadrimensional. É o mais simples, porém o mais usado por garantir a medição da maioria das geometrias. O paquímetro quadrimensional possui este nome por oferecer quatro tipos de medições. Além das medidas de superfícies planas ou diâmetros, há paquímetros especiais para medidas em roscas, rodas dentadas ou ranhuras. Cada caso exigindo uma face de medição diferenciada.
Quanto à capacidade, ou seja, a dimensão máxima que pode medir pode variar de 150mm até 3000mm sendo que a partir de 500mm são considerados paquímetros especiais.

Paquímetro Universal
É uma paquímetro com as partes essenciais para a medição como mostrado anteriormente. Este tipo de paquímetro possui quatro modos de medição (externa, interna, profundidades e alturas). Porém ainda é limitado. Abaixo seguem os paquímetros com partes exclusivas para medições específicas que um Paquímetro Universal não abrange.

Paquímetro com Leitura Digital Eletrônica
Os paquímetros digitais oferecem uma vantagem em comparação com os paquímetros convencionais porque a medida obtida é mostrada no formato digital acelerando a leitura e impedindo uma possível leitura errada.

Paquímetro com Leitura Digital (Modo Solar)
Além da interface digital, este paquímetro dispensa o uso de bateria usando a energia fotônica tanto do sol quanto da iluminação por qualquer tipo de lâmpada. Elimina também o Erro de Paralaxe e imprecisão dos traços da régua e do nônio. O visor é composto por LCD (Liquid Crystal Display - Visor de Cristal Líquido). E o mais importante, pode oferecer mais exatidão como 0,01 ou 0,005mm.

Paquímetro com Relógio e Contador Mecânico
É um exemplo de instrumento de medição que oferece dois modos de leitura garantindo mais exatidão ou diversidade na leitura. A medida obtida pode ser lida em um dos mostradores.

Paquímetros para Serviços Pesados
Utilizados para dimensões grandes. São instrumentos de medida que variam de 300mm a 5000mm. Possuem partes reforçadas e no lugar das orelhas possuem bicos resistentes.

Paquímetro de Profundidade
Usado para medir profundidades sem orelhas ou bicos em uma escala central. Possui um cursor de duas bases simétricas. Enquanto a base da ponta da régua central apoia em uma superfície de um objeto a ser medido, as bases do cursor apoiam em outra superfície superior para fechar a medida da altura. Os paquímetros de Profundidade geralmente tem uma régua maior que os paquímetros de orelhas e bicos.

Paquímetro para Peças Maleáveis
Algumas peças possuem uma composição de materiais menos rígidos que o metal comumente usado na metalúrgia. É o caso de alguns plásticos ou composites. Para a medição desses materiais há instrumentos de medição adequados. É o caso desse paquímetro que possui um dispositivo que permite ajustar a pressão do cursor.

Paquímetro com Bico de Medição Articulado
O bico de medição deste tipo de paquímetro pode se mover até 90 graus numa articulação tipo dobradiça. Indicado para medições entre faces de diâmetros.

Paquímetros com Bicos de Formas Especiais
Há uma gama imensa de paquímetros modificados ou de fábrica que atendem as mais variadas necessidades. São utilizados em dimensões de difícil acesso como diâmetro de canais, distância entre canais e espessuras de paredes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário